10 de junho de 2011

Últimos campeões olímpicos, Brasil e EUA se reencontram na Liga Mundial

Partidas de sábado e domingo, no Maracanãzinho, serão os primeiros duelos oficiais entre as duas equipes desde a final dos Jogos de Pequim, em 2008

Por Helena Rebello Direto de Belo Horizonte
Neste fim de semana, o Brasil reencontrará pela primeira vez em jogos oficiais o algoz das Olimpíadas de Pequim. Contra os Estados Unidos, às 10h de sábado e às 9h50m de domingo, a seleção tentará dar um importante passo rumo à classificação para a fase final da Liga Mundial. Em confronto direto pela liderança do Grupo A, no Mineirinho, os comandados de Bernardinho tentarão manter a invencibilidade na competição e ampliar o histórico favorável sobre o adversário:em 36 partidas, foram 28 vitórias brasileiras. A Rede Globo acompanha todos os lances ao vivo.
vôlei brasil treino (Foto: Valeska Silva / Globoesporte.com)Bernardinho orienta o bloqueio brasileiro no Mineirinho (Foto: Valeska Silva / Globoesporte.com)
Do lado brasileiro, Gustavo é a grande ausência. O central, que enfrentaria os americanos pela primeira vez desde o revés na China, sofreu uma fratura durante o treino de terça-feira e está fora do torneio. Giba, liberado para compromissos com os patrocinadores, não será relacionado. A única dúvida na escalação da equipe é a presença de Dante. Com uma inflamação no joelho, o ponteiro foi poupado dos últimos dois treinos. Clinicamente liberado para jogar, o ponteiro tem a dor como limitador de sua participação em quadra. Mas, mesmo que seja relacionado, João Paulo Bravo é quem deve começar como titular.
vôlei eua treino (Foto: Valeska Silva / Globoesporte.com)Alan Knipe reúne os jogadores americanos após o
trieno (Foto: Valeska Silva / Globoesporte.com)
Na equipe americana, o técnico Alan Knipe ainda não definiu o levantador. Desde a aposentadoria de Lloy Ball da seleção, há um rodízio no setor. Neste fim de semana, Brian Thornton e Donald Suxho disputam a vaga. Nesta sexta-feira, cada um atuou com a base titular durante uma parte do treino de mais de duas horas realizado no Mineirinho. O oposto Stanley, eleito o melhor jogador das Olimpíadas de Pequim, e o ponteiro e capitão William Priddy seguem como os principais nomes do ataque.
header o que esta em jogo (Foto: arte esporte)
Na análise fria dos números, as partidas deste fim de semana valem a liderança do Grupo A. O Brasil, que venceu todos os quatro jogos disputados até então, soma 12 pontos e ocupa a primeira posição. Os EUA, que perderam na estréia para a Polônia, têm nove pontos. Dois triunfos podem deixar a classificação da equipe verde e amarela para a fase final bem encaminhada.

O confronto, porém, envolve uma rivalidade enorme. Os americanos são a maior pedra no sapato da seleção na Era Bernardinho e os responsáveis pela maior frustração do grupo no período: a perda do ouro olímpico em 2008. No mesmo ano, os adversários desta rodada também foram responsáveis pela eliminação do Brasil, em casa, nas semifinais da Liga.

header o que eles disseram (Foto: arte esporte)
Serginho, líbero da seleção brasileira:Os Estados Unidos são um time que joga taticamente certinho, que tem um padrão de jogo e erra pouco, enquanto nós erramos muito contra a Polônia. Precisamos diminuir esses erros para jogar de igual para igual com eles. Vai ser difícil para nós, mas com certeza vai ser difícil para eles também.”
vôlei murilo treino (Foto: Alexandre Arruda / CBV)Murilo exalta rivalidade, mas descarta clima de
revanche (Foto: Alexandre Arruda / CBV)
Murilo, ponteiro da seleção brasileira: “Não adianta falar em revanche porque não vamos ganhar a medalha de ouro se vencermos os Estados Unidos agora. Pelo menos eu não penso assim. O jogo contra os estados Unidos tem a tradição e a rivalidade, mas são gerações diferentes. Os times não são os mesmos de 2008, nem o nosso nem o deles. O que vale é se acostumar com o jogo deles porque, com certeza é uma equipe que vamos encontrar em jogos decisivos.”
William Priddy, ponteiro e capitão dos EUA: "Espero que o Brasil faça um grande jogo como sempre. É o melhor time do mundo e sempre é um adversário duro. Não temos expectativas, mas vamos dar o nosso máximo. Ainda estamos buscando a química ideal, fazendo acertos. Queremos ser maia agressivos, mas diminuindo os erros não forçados. Só queremos construir, semana a semana, uma equipe mais preparada para a fase decisiva."
Russell Holmes, meio de rede dos EUA: "Teremos que colocar muita pressão desde o começo e tomar cuidado com os opostos, que estão em grande fase. Esses dois jogos contra o Brasil serão verdadeiras batalhas. Fizemos uma partida ruim na estréia contra a Polônia e outra já melhor. Contra Porto Rico também. Agora, com dois campeões olímpicos em quadra, podem esperar um jogo muito disputado."
header fique de olho 2 (Foto: arte esporte)
vôlei priddy EUA treino (Foto: Helena Rebello / Globoesporte.com)Priddy se prepara para sacar em treino no Mineirinho
(Foto: Helena Rebello / Globoesporte.com)
Na equipe dos Estados Unidos, é bom ficar de olho na dupla Priddy e Stanley. Capitão dos EUA, o ponteiro é o maior pontuador da equipe até o momento, com 68 pontos, 54 deles de ataque. Nas partidas contra Polônia e Porto Rico, nas duas primeiras rodadas, foi o maior destaque do time americano. O oposto, por sua vez, foi eleito o melhor atleta do vôlei nos Jogos Olímpicos de Pequim e, para Bernardinho, é o melhor sacador do mundo.

Do lado verde e amarelo, João Paulo Bravo merece atenção. Sem Giba, o ponteiro deve ter nova chance entre os titulares, reforçando a linha de passe ao lado de Serginho e Murilo. Melhor jogador da seleção nos confrontos de estreia em San Juan, o jogador foi discreto diante dos poloneses, mas pode voltar a surpreender, já que os americanos demonstraram preocupação com os opostos brasileiros e devem reforçar a marcação destas jogadas.
João Paulo Bravo no treino da seleção de vôlei (Foto: Helena Rebello / Globoesporte.com)João Paulo Bravo deve ter nova chance entre os titulares (Foto: Helena Rebello / Globoesporte.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário