18 de junho de 2011

18/06/2011 11h29 - Atualizado em 18/06/2011 13h31

Le Graët despacha favorito e é eleito presidente da Federação Francesa

Diretor de finanças da entidade derrota ex-presidente Duchaussoy. Ativistas fazem protestos anti-racistas, mas deixam local de forma pacífica

Por GLOBOESPORTE.COM e agências de notícias Paris
Noël Le Graët foi eleito novo presidente da Federação Francesa de Futebol (FFF) neste sábado, derrotando, na primeira rodada, Fernand Duchaussoy, que sonhava com a reeleição. Ele alcançou 54,39% dos votos e ficará no cargo até dezembro de 2012.

O novo comandante da FFF é o responsável pelas finanças da entidade desde 2005. O rival Duchaussoy havia assumido em julho de 2010, após a saída de Jean-Pierre Escalettes, por conta de polêmicas e da eliminação da seleção francesa na Copa do Mundo, sem vencer uma partida sequer.

Durante sua campanha, Le Graët prometeu o desenvolvimento da integração entre o futebol profissional e amador. Além disso, ele quer restaurar a competitividade do esporte no país, tanto no que se refere aos clubes, quanto à equipe nacional. O francês comemorou a conquista.

- Quero agradecer ao futebol amador, isso é uma grande vitória - afirmou o novo presidente, que também dirige o Guingamp, da segunda divisão.
Noel Le Graet (Foto: agência Reuters) Nöel La Graët é o novo presidente da FFF (Foto: agência Reuters)
Outro candidato, Eric Thomas, só recebeu 0,19% dos votos. Derrotado, Duchaussoy elogiou Le Graët e desejou sorte no novo trabalho.

- Estou orgulhoso do que fiz pelo futebol francês. Eu tentei trabalhar com coragem e desejo a ele sorte e muita coragem também. É preciso - concluiu.

A votação, feita em um hotel em Paris, teve um incidente com um grupo de ativistas anti-racismo, que fizeram um protesto por conta de uma discussão da inclusão de cotas em academias de treinamento para jovens talentos franceses. Ele foram retirados pela polícia de forma pacífica. Ninguém ficou ferido e os ativistas conseguiram a garantia de uma nova reunião com oficiais da federação no final deste mês.
No início do mês de maio, o atual técnico da seleção francesa, Laurent Blanc, foi inocentado por acusações de racismo, depois de ter sido acusado de participar de reuniões para a discussão de um sistema de cotas para negros e árabes, que limitaria o número de jogadores destas raças nos campos de base da França.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário