10 de junho de 2011

Linha dura, mas 'sensível', Ênio Vecchi busca seleção de perfil mais agressivo

Após primeira semana de treinos à frente da equipe, técnico recebe elogios de jogadoras e trabalha para melhorar condicionamento físico para o Pré-Olímpico

Por João Gabriel Rodrigues São Caetano do Sul, SP
Ênio Vecchi técnico seleção basquete (Foto: João Gabriel Rodrigues / GLOBOESPORTE.COM)Ênio Vecchi durante treino da seleção brasileira
(João Gabriel Rodrigues / GLOBOESPORTE.COM)
Da linha lateral, Ênio Vecchi orienta. Anda de um lado para o outro, acompanha o ritmo das jogadas e não poupa a voz: “Vamos, vamos, vamos”. Já no fim das atividades, reúne todas as jogadoras no centro da quadra para a corrente final. Em uma semana de treinos à frente da seleção brasileira, em São Caetano do Sul, o técnico parece estar à vontade em sua primeira experiência no comando de uma equipe feminina de basquete.
Nos primeiros treinos, Ênio deixou claro que vai manter boa parte de sua metodologia de trabalho da época do basquete masculino. Quer, assim, melhorar o perfil físico de sua seleção: "Vai fazer uma grande diferença lá na frente". O resultado aparece nos rostos das jogadoras e nos gemidos de dor ao fim das atividades. Nenhuma reclamação, porém. Se a cobrança é grande, atletas, como a ala Micaela, no entanto, ressaltam a tranquilidade do novo treinador na hora de fazer suas exigências.
- Não tem nem comparação (em relação ao último treinador, o espanhol Carlos Colinas). Ele é brasileiro, conhece mais a gente, sabe como nós somos. Nem parece que ele nunca foi técnico de um time feminino. Nem sei se eu posso dizer isso, mas ele tem sensibilidade. E precisa disso, né? Se ele chegasse aqui e desse um grito, a mulherada ia gelar – disse Micaela, aos risos, lembrando também da relação com o técnico anterior.
Chamado de sensível, Ênio solta um sorriso, em uma mistura de timidez e orgulho. O treinador afirma que foi bem recebido pelo grupo, que, até agora, tem correspondido durante os treinamentos. Ele, porém, não descarta uma mudança de postura no momento em que for preciso.
- Acho que, no aspecto de recepção, de trabalho, a semana foi muito produtiva. Teve empatia, e a entrega delas foi total. Eu tentei trazer um pouco do aspecto das equipes masculinas, o que é importante, uma agressividade maior na defesa e como um todo. Isso é importante. Mas, lógico, em alguns momentos, vou me exaltar um pouco mais, faz parte do dia a dia de treinos. Elas estão treinando bem. Minha reação é o espelho do que elas fizerem. Técnico precisa ter feeling para isso – afirmou o treinador.
Seleção brasileira feminina basquete treino (Foto: João Gabriel Rodrigues / GLOBOESPORTE.COM)Jogadoras e comissão na corrente final do treino (Foto: João Gabriel Rodrigues / GLOBOESPORTE.COM)
Quando divulgou sua primeira lista à frente da seleção, Ênio foi avisado por Hortência, diretora de seleções da CBB, de que não demoraria muito para que sentisse as diferenças de se treinar uma equipe feminina. O técnico diz que, por enquanto, nada muito diferente, mas que o primeiro grande teste vai ser a semana que o grupo vai passar na China, com dois torneios amistosos.
- A grande referência vai ser a semana de torneios na China, tenho certeza. Havia a expectativa, até por minha parte. E a resposta foi imediata. Estão muito concentradas, procurando fazer o que pedimos.
Ênio, no entanto, diz que precisa estar cercado de profissionais especializados, até para facilitar a transição. Ele afirma que, em breve, a seleção terá um encarregado da parte psicológica das jogadoras, que servirá para orientá-lo na melhor forma de conduzir a equipe.
- A gente tem conversado muito sobre isso. É um trabalho integrado, com ginecologista, fisioterapeuta... Precisamos estar cercado pelo máximo de profissionais. Não pode faltar esse trabalho psicológico, observando do lado de fora e falando com a gente. É importante.
Na próxima segunda-feira, a seleção deixa São Caetano e parte para a China, onde vai disputar dois torneios amistosos, contra as donas da casa, Austrália e Nova Zelândia. Depois, o grupo volta ao Brasil e terá algumas semanas de descanso até a nova convocação, no dia 17 de julho, já para o Pré-Olímpico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário