19 de junho de 2011

Cangaceiros Alvinegros: alegria
para contagiar os jogos do Ceará

Grupo de torcedores que resgata cultura nordestina nos estádios acredita
que, neste domingo, contra o São Paulo, o Ceará dará a volta por cima

Por Luana Andrade Fortaleza, CE
Grupo de torcedores Cangaceiros Alvinegros 2 (Foto: Divulgação)Cangaceiros Alvinegros: festa com Dimas Filgueiras
(Foto: Divulgação)
O Ceará conta com uma torcida bastante especial e animada. São os Cangaceiros Alvinegros. Os apaixonados pelo Vovô estão presentes em todos os jogos na Capital com seus chapéus de cangaço e suas camisas bastantes chamativas. Há três anos não perdem um jogo sequer. E contra o São Paulo, neste domingo, não será diferente.
- Eu acredito muito na vitória. A equipe tem muita responsabilidade de jogar em casa. Eles devem à torcida uma vitória por não terem tido nenhum resultado satisfatório no Brasileirão até agora - opinou Mário Veríssimo, um dos líderes dos Cangaceiros.
A ideia de criar este grupo tão confiante surgiu a partir de uma viagem ao Rio de Janeiro para assistir ao jogo Flamengo x Ceará, no Maracanã, pelo Brasileirão do ano passado. Foi lá que Mário Veríssimo chamou a atenção da torcida do Flamengo com seu chapéu de cangaceiro. Pena que ele e os amigos foram hostilizados pelos rubro-negros. Mário conta que a torcida gritava “cangaceiros, voltem para o cangaço”.
- Escutei várias pessoas criticando o chapéu. No começo, eu me senti ofendido, mas resolvi fazer desse preconceito uma torcida para elevar o nome do time do Ceará - contou Mário Veríssimo.
Outro integrante do Cangaceiros, o administrador David Hempel lembra-se mesmo é da chegada ao Maracanã.
- Caminhamos até o estádio, cantando nas ruas o hino do Alvinegro e músicas de incentivo. Foi lindo, inesquecível - recordou o torcedor apaixonado.
O grupo escolheu a roupa de cangaceiro por achar que tem tudo a ver com o Estado e a cultura nordestina. A ideia de criar o nome Cangaceiros Alvinegros é levar a cultura do Nordeste para o Brasil.
- Sou um cara que tem prazer de levar a cultura do Nordeste. Sempre tive o costume de usar o chapéu de cangaceiro nos jogos. Os Cangaceiros Alvinegros são uma forma de promover o orgulho nordestino e o nosso querido time Ceará - diz.
Caminharmos até o estádio, cantando nas ruas o hino do Alvinegro e músicas de incentivo. Foi lindo, inesquecível"
David Hempel, sobre a ida dos Cangaceiros ao Maracanã, para ver Flamengo x Ceará
Para ninguém deixar de ver
E chamar a atenção é o que essa rapaziada mais gosta. Inclusive, neste domingo, contra o São Paulo, no PV. O administrador Erico Mont'Alvene conta que onde a torcida passa, curiosos perguntam quem eles são.
- Nossa camisa chama um pouco de atenção. Tem sol, símbolo do Ceará e Vovô com chapéu de Cangaço. Além disso, nós levamos ao estádios instrumentos para tocar durante os jogos. Além de muita alegria.
Com direito a um forrozinho
Na final do Campeonato Cearense deste ano, os Cangaceiros Alvinegros ousaram e levaram logo uma banda de forró pé de serra para aquecer antes do jogo.
- Ficamos festejando antes do jogo. Foi uma animação - disse Erico.
Para este domingo, eles já têm palpite certo para o jogo. E não podia ser outro que não fosse vitória do Ceará:
- Acredito que dá pra ser de 2 a 1- aposta Mário.
Holofotes no Ceará
Os Cangaceiros Alvinegros sabem mesmo chamar atenção por onde passam. Com blusas chamativas, chocalhos na mão, cachaça no cinto e muita alegria, os meninos vêm conquistando mais adeptos. Um grupo que começou com 10 amigos, atualmente tem mais de 60 cangaceiros cadastrados.
- Por onde a gente passa com as camisas, chapéu de cangaceiro e o cinto com cachaça, as pessoas perguntam sobre o grupo, pedem para comprar camisas. É bem legal - afirmou David Hempel.
Cangaceiros do Ceará com o torcedor 'Chorão' (Foto: Divulgação)Cangaceiros do Ceará com o 'Chorão'
(Foto: Divulgação)
A intenção do grupo é levar o nome do Ceará para todo Brasil.
- A gente não perde um jogo do Alvinegro aqui no Estado. Agora estamos planejando a nossa próxima viagem. Talvez seja para Salvador - sonha o cangaceiro David.
E nessas idas e vindas dos Cangaceiros, sobra história. Como a que Erico não se cansa de contar.
- Era final do Campeonato Cearense e estávamos em um bar vendendo camisas dos Cangaceiros Alvinegros. Entrou um torcedor e comprou uma camisa e um chapéu. O cara estava tão feliz pelo Ceará, que da hora que ele entrou no bar até o fim do jogo ficou chorando. Nós o apelidamos de Chorão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário