1 de maio de 2011

Nos pênaltis, Corinthians elimina o Palmeiras e vai à final

Sergio Neves/AE Zoom Willian comemora o gol de empate do Corinthians Willian comemora o gol de empate do Corinthians

Da Redação

esporte@band.com.br

Num clássico tenso e eletrizante, o Corinthians garantiu a vaga na final do Campeonato Paulista ao derrotar o Palmeiras por 6 a 5 nas penalidades, em duelo no Estádio do Pacaembu. No tempo normal, o jogo terminou empatado por 1 a 1. O clube alvinegro buscará seu 27º título estadual.

Na decisão, o Corinthians enfrentará o Santos, que no sábado eliminou o São Paulo dentro do Estádio do Morumbi por 2 a 0, com gols de Elano e Ganso. Diferente das semifinais, a decisão do Paulistão será em duas partidas, que serão disputadas nos dois próximos fins de semana, dias 8 e 15.

Jogo tenso

A chuva deixou o gramado do Pacaembu pesado. E os jogadores ainda contribuíram para deixar o duelo tenso e travado. Dos dois lados, entradas duras e muitos xingamentos. O árbitro Paulo César de Oliveira, já pressionado ao longo da semana, distribuiu muitos cartões, e irritou principalmente os palmeirenses.

Aos 14 minutos do primeiro tempo, Valdívia recebeu de Cicinho e soltou a bomba para a defesa de Júlio César. O chileno, no entanto, deixou o gramado pouco depois por causa de uma lesão. Felipão pretendia colocar Lincoln em seu lugar, mas teve de mudar de planos após perder Danilo, expulso – colocou Leandro Amaro.

Danilo deu uma entrada violenta em Liedson e recebeu o cartão vermelho. Os palmeirenses reclamaram demais e cercaram Paulo César de Oliveira para protestar. O clima nervoso chegou até o banco de reservas, e Felipão também acabou expulso depois de um bate-boca com Tite.

O Corinthians ficou com vantagem numérica em campo, mas não soube transformar isso em volume ofensivo. O clube pecou demais na criação e apenas aos 32 minutos criou uma boa chance após Bruno Cesar levantar na área e Deola espalmar – os corintianos não conseguiram pegar o rebote.

Emoção na etapa final

Depois de ainda perder Cicinho no final do primeiro tempo machucado – entrou João Vitor, o Palmeiras voltou diferente. O clube pressionou o Corinthians através de jogadas com bola aérea, uma vez que o campo estava pesado e os jogadores pouco podiam criar através da habilidade.

O veterano Marcos Assunção cobrou falta aos 6 minutos com veneno e Júlio César espalmou no ângulo. Um minuto depois, o clube alviverde abriu o marcador em cobrança de escanteio. Leandro Amaro desviou de cabeça e estufou as redes alvinegras.

Depois do gol, o Palmeiras continuou com o esquema. Tite, então, fez mudanças no Corinthians colocando Ramirez e Willian nas vagas de Alessandro e Dentinho. As alterações funcionaram e o empate foi alcançado aos 18 minutos da etapa final. Em escanteio, Willian desviou e Leandro Amaro não conseguiu evitar que abola ultrapassasse as redes.

Com o 1 a 1 no marcador, a emoção aumentou no Pacaembu e jogadas dos dois lados foram criadas. Luan pegou de primeira, aos 24 minutos, e Júlio César fez outra bela defesa. Willian arrematou aos 35 minutos, mas Deola pegou. Três minutos depois, Marcos Assunção cobrou falta e beliscou o travessão.

Porém, a decisão da vaga ficou para a cobrança de pênaltis. O goleiro Júlio César defendeu o chute de João Vitor, na sexta cobrança, e garantiu a classificação alvinegra. Willian, Fábio Santos, Leandro Castán, Morais e Ramires marcaram para o Corinthians. Kléber, Marcos Assunção, Márcio Araújo, Luan e Thiago Heleno marcaram para o Palmeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário