21 de maio de 2011

Após inspeção, FIA proíbe nova asa traseira da Ferrari no GP da Espanha

Equipe italiana terá de usar aerofólio desenvolvido para a corrida na Turquia

Por GLOBOESPORTE.COM Barcelona, Espanha
A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) proibiu a Ferrari de usar sua nova asa traseira, desenvolvida pela equipe para o GP da Espanha. Segundo os comissários da entidade, a peça não estava dentro das especificações do regulamento. O aerofólio tinha uma extensão do elemento superior maior do que o normal, o que excedida a altura máxima imposta pelas regras.
VOANDO BAIXO: veja o comparativo entre as duas asas da Ferrari em Barcelona
Asa traseira proibida da Ferrari GP da Espanha (Foto: Getty Images)Nova asa traseira da Ferrari estava fora das regras e foi proibida no GP da Espanha (Foto: Getty Images)
A Ferrari usou a novidade nos treinos livres de sexta-feira. Após as duas sessões, a FIA começou a analisar a asa, para ver se ela poderia ser permitida. Apesar do aerofólio parecer alto demais, a equipe italiana tentou explorar uma área das regras que falava sobre os separadores, que não são levados em consideração na medição das asas.
- É uma interpretação muito esperta das regras e tivemos de decidir se ela poderia ser permitida - diz Charlie Whiting, diretor de provas da FIA, em entrevista ao site da revista inglesa "Autosport".
A decisão da FIA significa que a Ferrari precisou abandonar a nova asa traseira para este sábado. Ela usará novamente a peça com o desenvolvimento do GP da Turquia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário